Dr. Alberto Guimarães – Obstetra

Médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis, mestre e doutorando, pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, encabeçou a criação do programa Parto Sem Medo, enfatizando o parto como momento de máxima feminilidade, quando a mulher e bebê são protagonistas do maior evento de todos: o nascimento.

Defensor dos conceitos de Parto Humanizado, idealizado pelo médico francês Michel Odent, bem como as questões de proximidade mãe e filho apontados por Ashley Montagu e Frederic Laboyer, vem difundindo uma proposta de reformulação dos protocolos de assistência à mulher, propondo um atendimento com menos ntervenções farmacológicas e uma assistência mais humana no parto.

Em 2018, na cidade de Lyon, na França, obteve a certificação de qualidade emitida pelo Instituto Michel Odent, sendo a única empresa no Brasil com esse reconhecimento em seu segmento.

Atual presidente do departamento de sexualidade humana da Associação Paulista de Medicina, também tem ampla atuação na Secretaria de Saúde de São Paulo, para promover e implantar programas de partos humanizados.

Em 2016, lançou o livro “Parto Sem Medo, publicado pela editora Mulheres, deixando seu legado de que para alcançar todo sonho, é preciso acordar e fazer com que ele seja parte da realidade.