Equipe de Assistência ao Parto

Para uma vivência de um Parto Humanizado Hospitalar é fundamental contar com uma equipe Multidisciplinar com profissionais atualizados e baseados em evidência científica.

Além dos profissionais de atendimento direto ao parto (Médico Obstetra, Obstetriz, Doula e Pediatra Neonatologista), a equipe conta ainda com Consultoras de Amamentação, Fisioterapeutas Obstétricas, Nutricionistas, Psicólogas para uma preparação plena da gestação, parto e pós-parto.

Obstetra

O papel do obstetra dentro do conceito de Parto Sem Medo é de zelar pela segurança no trabalho de parto. A ideia é que a mulher, no auge de sua confiança e feminilidade consiga dar a luz com mínima interferência do médico, tendo a maternidade e o nascimento como uma vitória do seu protagonismo.



Obstetriz / Enfermeira Obstetra

O olhar feminino da obstetriz, ou parteira, é valorizado dentro dos conceitos do parto humanizado. A obstetriz pode fazer a ponte entre o obstetra e a mulher, solicitando exames e acompanhando gestações sem risco. Além disso, a profissional também realiza cursos preparatórios para o parto.



Doula

A doula é um sopro de tranquilidade dentro do processo de parto. Ela acolhe a gestante e ajuda a transcorrer o nascimento com suavidade e segurança. A doula se destaca pela disponibilidade e pelo profissionalismo na hora de assistenciar a mamãe.



EQUIPE Parto Sem Medo

Obstetras

Dr. Alberto Guimarães

Alberto Jorge de Sousa Guimarães é Médico, Ginecologista e Obstetra pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP

Dr. Alberto é o criador do Programa Parto sem Medo, um novo modelo de assistência a gestante, enfatizando o parto como um evento de máxima feminilidade devolvendo o protagonismo à mãe e à família.

De acordo com Alberto Guimarães, o parto deve ocorrer em ambiente hospitalar, com toda segurança e privacidade possível, onde mãe e bebê vivenciam o parto de forma livre, espontânea e ativa.

Defensor e praticante dos conceitos de Parto Humanizado, idealizados pelo médico francês Michel Odent, é também um propagador nas questões de criação de vínculo e proximidade entre mãe e filho apontados por Ashley Montagu e Frederic Laboyer.

Atualmente vem difundindo uma proposta de reformulação nos protocolos de assistência à gestação e ao parto, propondo um atendimento com menos intervenções e uma assistência mais personalizada no parto.


Dra. Fernanda Eyer Mendonça

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense Niterói , desde seu quinto período se apaixonou por obstetrícia, data em que começou a fazer plantão em hospitais públicos no RJ. Fez residência em Ginecologia e Obstetrícia (Hospital Federal do Andaraí e Hospital Maternidade Carmela Dutra).

Em 2015 mudou para São Paulo e está no terceiro ano de pós graduação em Medicina fetal, pois acredita que seu trabalho fica mais completo com essa especialização, trazendo maior segurança para as gestantes. Atualmente atua também como plantonista da PROMATRE Paulista e Santa Joana.

Desde Fevereiro de 2016 é Membro da Equipe de Obstetras Parto Sem Medo e vem servindo com amor e respeito às mulheres e seus bebês.


Dra. Livia Lopes Franzini

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 2008, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia pela PUC-SP e em Mastologia pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Desde então atende em consultório e atuou como plantonista em diversos hospitais, tanto públicos quanto privados de São Paulo.

Durante sua especialização, foi aluna de grandes mestres da Obstetrícia, como Dr Antonio Rozas e Dr Bussamara Neme, grandes incentivadores do parto normal. Após alguns anos, teve oportunidade de conhecer o movimento da humanização e imediatamente se integrou a ele. Desde 2015 é integrante da equipe Parto Sem Medo, realizando o cuidado e o apoio a mulheres no ciclo gravídico-puerperal, aliando conhecimento técnico ao conhecimento profundo da fisiologia do parto com base nos estudos de Frédérick Leboyer e Michel Odent.

É Instrutora Certificada Gentle Birth e está em formação em Educação Perinatal pela ANEP Brasil.



OBSTETRIZES

Camila Bellao

Graduada em Enfermagem com especialização em Obstetrícia e Administração Hospitalar, há 13 anos. Mestranda em Medicina Baseada em Evidências-UNIFESP e Colaboradora Cochrane. Experiência como gestora em centros obstétricos, maternidade e berçário de renome em São Paulo.

Atuou como coordenadora do curso de pós graduação Lato Sensu em enfermagem em obstetrícia e ginecologia e Docente da Saúde da Mulher da FMU. Atualmente é docente convidada de centros educacionais de saúde.

Consultora em pré, intra e pós parto e também em amamentação. Instrutora do American Heart Association em BLS e Enfermeira Obstetra da Equipe Parto Sem Medo.


Juliana Freitas

Começou a trabalhar com gestantes em 2009, atuando como doula, Educadora Perinatal e instrutora de yoga para gestantes no Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA). Em 2011, formou-se obstetriz pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), anualmente faz cursos específicos de aprimoramento com foco no atendimento de pré-natal, parto, pós-parto.

No final de 2016 conquistou seu parto normal gemelar (Otávio e Bernardo), que foram amamentados exclusivamente e em livre demanda até o sexto mês e continuam mamando. Faz parte da equipe Parto sem Medo desde 2012.



Doulas

Jussara Machado

Mãe do Lucas e do Bruno (foto Jussara) nascido de VBAC (parto vaginal após uma cesárea); Doula formada pelo GAMA (2013) e pelo DONA (Doulas of North America)(2017); Curso de Yoga para Gestantes e Baby Yoga com Cristina Balzano e Veena Mukti; Curso de Massagem para Gestantes com Veena Mukti; Formada em Reiki e aprendeu Shantala com Regina Gorodsky em 2006 para fazer no próprio filho. Empresária, diretora da ADOSP (Associação das Doulas do Estado de São Paulo) Estuda Psicologia na Unip. Pratica Yoga desde 2002 crê que ele seja uma das melhores ferramentas de auxílio, conexão e preparação para o parto.


Kalu Gonçalves

Mãe do Miguel nascido de Parto Natural há 10 anos. Doula formada pelo GAMA em 2010, serviu a mais de 400 partos em Belo Horizonte e está atuando em São Paulo desde início de 2017. Se especializou em fotografia de parto (com prêmios nacionais e participação em importantes exposições como Sentidos do Nascer – Inserir Link). Jornalista de formação, é criadora do Portal Vila Mamífera e do blog Olhar Mamífero, hoje é referência na produção de conteúdo sobre parto, gestação e criação de filhos.

Integrou a equipe Parto sem medo em 2017 e está responsável pelo site, redes sociais e conteúdos do programa. Além de ser a coordenadora das Rodas de Apoio para gestantes e casais.

Oferece Curso de Doulas em todo o Brasil e suas vivências de reconexão com o feminino são a grande chave do seu trabalho.

Professora de Hatha Yoga e Meditação, Reikiana e terapeuta holística, cursa a formação de Educadora Perinatal da ANEP.


Raquel Xavier Dias

Formada como Doula em Dezembro/2014 pelo Instituto GAMA. Ministrante de Cursos de Preparação para o Parto, Pintura Artística de Barriga, Massagem para gestantes e cromoterapia. Bióloga de formação, gerente comercial por vários anos e apaixonada pela maternidade. Mãe de lindo garoto de 9 anos, madrinha-tia apaixonada por uma linda menina de 3 anos. A cada dia mais apaixonada pelo parto Humanizado e no poder da mulher em Parir. Aprendendo muito a cada dia e se emocionando como se fosse sempre a primeira vez.


Thais Barrall

Doula desde 2005, formada no G.A.M.A. e Paramana Doula certificada por Michel Odent , a carreira de Thais iniciou há mais de 35 anos com um trabalho personalizado de atividade física para gestantes e mães no pós-parto. Mãe de dois filhos nascidos de parto normal em uma época de total desinformação , avó de duas netas , ela se tornou ativista entusiasta do movimento pela Humanização do Parto e Nascimento após o nascimento de sua primeira neta. Depois disso, vários cursos e formações sedimentaram o trabalho com mulheres e casais no ciclo gravídico-puerperal.

É Educadora Pré-Natal pela ANEP Brasil ;Personal Pós-Parto atuante no Programa de Cuidados 21 dias e Consultora de Amamentação.

Terapeuta Natural e Energética , trabalha com Aromaterapia – Cromoterapia e Florais de Cura e Transformação. Atualização constante e participação em congressos, simpósios e cursos em âmbito nacional e internacional.

No Programa Parto sem Medo atua na coordenação da equipe de Doulas de assistência ao parto e conduz a consulta coletiva de doula “Doulaços” às 2ªs feiras, as 16h assim como o curso Cuidar sem Medo.

Oferece também atendimento à gestantes com mobilização energética, drenagem linfática especializada, técnicas de re-posicionamento. Também é responsável pelo acolhimento do casal desde o início da trajetória para a maternidade consciente , oferecendo informação baseada em evidências científicas , Ciência do Início da Vida e muito amor.

br.clear

NEONATOLOGISTA

Márcia Dias Zani

Formada em Medicina pela FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1997, especialização em Pedriatria no ICR - Instituto da Criança do HCFM-USP em 2000 com título de especialista em Pedriatria pela SBP - Sociedade Brasileira de Pedriatria em 2000.

Especialização em Neonatologia no bercário avesso à maternidade do HC-FMUSP em 2002 com título de especialista em Neonatologia em 2002. Atuou como Neonatologista em diversos hospitais do serviço público e particular de São Paulo e Bragança Paulista e atualmente atua com pediatria humanizadsa em consultório e recepção humanizada de recém-nascido nos principais hospitais particulares de São Paulo.



VEJA TAMBÉM: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR