Programa Parto sem Medo

Gestação

Na Gestação no programa Parto sem Medo o casal participa de diversas oportunidades de partilha e acompanhamento:

  • Consultas de Pré-Natal.
  • Sala de Espera Informada.
  • Assessoria para o Parto.
  • Assistência e acolhimento de Obstetriz e Doula.
  • Consultoria personalizada para elaboração do Plano de Parto.
  • Consultas com Nutricionista e Psicóloga especializadas.
  • Todas as atividades disponíveis no nosso espaço.

Parto

A equipe de assistência oferece disponibilidade para atendimento ao parto no período previsto. O primeiro atendimento é o da Doula, ela irá na casa da gestante e dará o suporte necessário e acompanhará o desenvolvimento do trabalho de parto até a hora indicada para irem para a maternidade. Ela permanecerá ao lado da gestante dando o suporte necessário no pré-parto, parto nascimento e pós-parto, até o pleno conforto do binômio mãe-bebê.

Durante o trabalho de parto serão usados métodos não farmacológicos de alívio à dor, respeito à liberdade de posição e alimentação. Ao chegar ao hospital, além da Doula e Obstetriz acompanhará com monitoramento, não contínuo, garantindo segurança baseada em evidências. O Obstetra acompanha o desenvolvimento do trabalho de parto, muito atento se haverá necessidade de intervenção e fará uso delas somente quando necessárias para a saúde da mãe e do bebê.

Não são usados procedimentos interventivos como enema (lavagem intestinal),tricotomia (raspagem dos pêlos pubianos), manobra de Kristeller (empurrar a barriga para o bebê sair mais rápido) e episiotomia (corte da vagina sem necessidade).

O obstetra aguarda o cordão umbilical parar de pulsar para cortar, e o bebê ficará com a mãe para o primeiro contato com amor e serenidade.

Pós-Parto

A equipe acompanha o pós-parto imediato na maternidade, incentivando a amamentação precoce e orienta em todas as fases do início do aleitamento materno.

Após 15 dias em média, aguardamos a mulher e o bebê para a consulta pós-parto e orientações de recuperação.

Também está incluso no escopo do programa mais uma conversa com a psicóloga, para falar da sua experiência de parto e uma consulta de avaliação perineal com fisioterapeuta especializada, garantindo completa autonomia da mulher após o parto.

Amamentação