Aproveite a rotina do bebê para criar a sua!

Publicado em 16 de outubro de 2020 por

Oi, mamães, se vocês estão aqui com certeza têm procurado sobre temas relacionados à gravidez e maternidade, correto? Pensando nisso, hoje eu trouxe um assunto que se torna a cada dia mais comum em meu consultório e gera muitas dúvidas e apreensão nas mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, como criar uma rotina com um bebê recém-nascido?

Antes de mais nada precisamos ter em mente que cada ser é único e tem desejos e costumes diferentes e isto acontece também com pequenos. Respeitar essas individualidades desde o começo é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Sempre digo para as minhas pacientes que a rotina da mãe deve ser igual à do bebê e eu vou explicar como isto pode funcionar, evitando que você fique muito cansada e coloque até sua saúde em risco.

Aproveite para dormir enquanto seu filho faz o mesmo. Tendo seu sono regulado com o do pequeno, você repousará na mesma frequência que ele e mesmo que o cochilo seja breve, ele não deve ser desconsiderado, pois depois do nascimento do bebê qualquer oportunidade de descansar é ainda mais valiosa. O mesmo vale para tomar banho e se alimentar, como já disse em outras situações, você não pode se colocar em segundo plano e deve se cuidar sempre!

Neste cenário, toda a ajuda passa a ser muito bem-vinda, portanto, se você pode contar com o apoio de familiares e amigos, não tenha receio em aceitar tal suporte, pois ele será crucial para que você cuide um pouco de si depois do parto e tenha tempo livre para repousar e se dedicar a outras questões.

Seu bebê vai ditar o próprio ritmo e mesmo que agora isso pareça ilusório, com o tempo você vai perceber que eu tenho razão e quando menos imaginar, já saberá a hora em que ele vai querer mamar, o momento de trocar a fralda e o tempinho da soneca. Não se desespere, lembre-se que não existe cartilha para a maternidade e você ganhará habilidade com a prática.

Não fique muito ansiosa e tenha em mente que você tem total capacidade para desempenhar este papel e que sua rede de apoio irá te ajudar. No mais, aproveite este período cheio de descobertas e realizações e tire boas experiências. Aproveite muito a sua vida ao lado dos seus filhos e pessoas queridas e sempre que precisar saiba que estarei à disposição. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *