fbpx

Ei, mamãe, cuide da sua saúde mental!

Publicado em 16 de outubro de 2020 por

 

Olá, mamães. Hoje vamos conversar sobre a importância de cuidar da saúde mental durante a gestação. Como vocês já devem saber, a gravidez é um período onde os hormônios estão a flor da pele e um misto de sentimentos toma conta da futura mamãe. Na maioria das vezes dedicadas somente ao bebê, as mulheres costumam abdicar dos próprios cuidados, tendo sua saúde prejudicada e isto não é bom tendo em vista que seu filho só ficará bem e nutrido se a você estiver saudável.

Como sempre digo para as minhas pacientes, criar uma rotina é excelente para a vida, principalmente durante a gestação e posterior a ela. Elabore uma lista baseada nos dias da semana, separe os horários em que você deve se alimentar, descansar, conversar com amigas, interagir e trabalhar. Tendo tudo sob controle, você aproveitará melhor as horas do dia e se sentirá menos cansada ao final dele. Outra coisa que eu sempre digo é: Aceite ajuda de outras pessoas! Sim, eu entendo que você tem aquela vontade de dar conta de absolutamente tudo, mas as vezes é necessário dividir as obrigações para evitar a sobrecarga.

A gravidez não é sinônimo de perda de identidade, você continuará sendo quem é, mas agora além de tudo também é mãe. Não deixe de acreditar na sua capacidade de ser boa em todas as áreas da sua vida, sejam elas profissional, pessoal, maternal e familiar. Confie no seu potencial e se dedique sempre a se cuidar sem se cobrar demais, lembre-se que a perfeição não é existe e você não precisa dedicar seu tempo a essa ideia ilusória.

Converse com mulheres que já passaram ou estão passando pela mesma fase que você e aposte na troca de experiências, para levar as novidades da melhor forma possível. No mais, aproveite a sua gravidez, curta todas as evoluções e quando seu filho nascer usufrua de todas as experiências, pois como já sabemos, o tempo passa muito rápido!

No mais, eu torço para que vocês se divirtam muito e aproveitem ao máximo. Tudo isso de forma responsável, sem descuidar das consultas regulares e de toda a atenção que a gestante deve receber. Você é muito especial e está desempenhando um trabalho excelente! Se sinta orgulhosa da mulher que é e da melhor mãe que seu filho poderia ter. Se cuidem e sejam felizes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *