Hoje quero conversar com vocês sobre as consultas ao pediatra. Muitas mamães chegam aqui no meu consultório com a dúvida de quando e quantas vezes levar o bebê ao médico. Pensando nisso, separei algumas dicas que podem ajudar. Dê uma olhada:
A relação com o pediatra começa ainda na gravidez, durante o pré-natal. Este vínculo entre a mamãe e o profissional tem total influência no sistema imunológico e na evolução da saúde do bebê, além do acompanhamento da alimentação, desenvolvimento para cada criança, crescimento e hábitos.
Na primeira semana de vida a criança precisa ser levada ao médico, depois disso, uma vez por mês até completar seis meses. Daí em diante (do 6º ao 18 mês) as consultas começam a ser de três em três meses, depois a criança pode ser levada ao pediatra a cada seis meses, até completar dois anos e uma vez por ano até os 18.
As consultas são importantes para acompanhar o desenvolvimento da criança, prevenir e diagnosticar doenças da infância. É durante está visita que o médico irá analisar coisas como:
• Avaliação da curva de crescimento;
• Exame de capacidade visual;
• Análise nutricional;
• Calendário de vacinas;
• Avaliação da audição;
• Entre outros.
Não posso esquecer de lembrar a vocês, papais e mamães, que as crianças devem ser levadas ao especialista mesmo quando não estão doentes, para uma avaliação. Lembre-se que o diagnóstico precoce é importante para tratar possíveis doenças. Existem casos em que o pediatra pode solicitar visitas mais frequentes, graças a alguma alteração que precisa ser acompanhada.
De qualquer forma, manter uma rotina saudável para seu filho, com boa alimentação, horas de sono, lazer e cuidados diários, auxilia para um bom desenvolvimento. Cuide do seu filho, mantenha as vacinas em dia, siga as dicas sobre as consultas com o especialista e aproveite os momentos importantes ao lado do seu bebê. Estou torcendo por vocês!