Quando levar meu filho ao pediatra?

Publicado em 27 de janeiro de 2020 por

 

Hoje quero conversar com vocês sobre as consultas ao pediatra. Muitas mamães chegam aqui no meu consultório com a dúvida de quando e quantas vezes levar o bebê ao médico. Pensando nisso, separei algumas dicas que podem ajudar. Dê uma olhada:
A relação com o pediatra começa ainda na gravidez, durante o pré-natal. Este vínculo entre a mamãe e o profissional tem total influência no sistema imunológico e na evolução da saúde do bebê, além do acompanhamento da alimentação, desenvolvimento para cada criança, crescimento e hábitos.
Na primeira semana de vida a criança precisa ser levada ao médico, depois disso, uma vez por mês até completar seis meses. Daí em diante (do 6º ao 18 mês) as consultas começam a ser de três em três meses, depois a criança pode ser levada ao pediatra a cada seis meses, até completar dois anos e uma vez por ano até os 18.
As consultas são importantes para acompanhar o desenvolvimento da criança, prevenir e diagnosticar doenças da infância. É durante está visita que o médico irá analisar coisas como:
• Avaliação da curva de crescimento;
• Exame de capacidade visual;
• Análise nutricional;
• Calendário de vacinas;
• Avaliação da audição;
• Entre outros.
Não posso esquecer de lembrar a vocês, papais e mamães, que as crianças devem ser levadas ao especialista mesmo quando não estão doentes, para uma avaliação. Lembre-se que o diagnóstico precoce é importante para tratar possíveis doenças. Existem casos em que o pediatra pode solicitar visitas mais frequentes, graças a alguma alteração que precisa ser acompanhada.
De qualquer forma, manter uma rotina saudável para seu filho, com boa alimentação, horas de sono, lazer e cuidados diários, auxilia para um bom desenvolvimento. Cuide do seu filho, mantenha as vacinas em dia, siga as dicas sobre as consultas com o especialista e aproveite os momentos importantes ao lado do seu bebê. Estou torcendo por vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *