Como não deixar o rendimento escolar cair durante o isolamento?

Publicado em 7 de maio de 2020 por

 

Sempre recebi dúvidas dos pais, mas agora durante o isolamento domiciliar, o meu direct está mais lotado do que nunca. No Instagram (@partosemmedo) se tornou comum que os pais me perguntem como irão ensinar seus filhos as tarefas da escola, e apesar de não ser fácil, vou tentar ajudar vocês no texto de hoje.

Apesar de não saber em qual nível educacional seu pequeno está, uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza: A primeira instituição de ensino que a criança conhece é o lar. Nele aprendemos a pedir com educação, a sentar à mesa e a dizer obrigado ao final das frases. Você, pai ou mãe, pode não se lembrar, mas é um excelente professor.

Com base nisso, o que pode ser feito a fim de ajudar a criança nas atividades escolares? Antes de mais nada você precisará de paciência e tempo livre. Não adianta querer que o pequeno aprenda tudo em 15 minutos, o processo de ensino exige amor, carinho e calma. Sente-se ao lado do seu filho, em um ambiente silencioso, mantenha a voz em tom baixo e explique quantas vezes forem necessárias, para que a criança filtre as informações e realize a tarefa.

Ao final de cada exercício comemore com ele, dê os parabéns e demonstre todo o seu orgulho. Não se esqueça de ser um incentivador do seu filho. É importante que o momento dos deveres escolares seja de paz e aprendizado, não faça com que seu filho se sinta em um castigo, pois não é. Depois de terminado, o deixe brincar, caso não tenha mais nada a ser feito, mas no outro dia o tempo para aprender deve voltar. Faça isso diariamente, a fim de que se transforme em uma rotina.

Caso você tenha dúvida sobre algum dever, não tenha receio em pesquisar na internet ou perguntar ao professor do pequeno. Cuidem-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *