Curso para Profissionais da Saúde

Humanizar o atendimento à gestante é reconhecer o protagonismo feminino, oferecê-la uma equipe multidisciplinar e tomar condutas baseadas em evidência científica. Para tanto é fundamental realizar um trabalho em Hospitais e Maternidades para que compreendam a importância e vulnerabilidade deste momento para mulher/casal e bebê. Desta forma o tratamento à gestante e o ambiente podem se tornar mais amigáveis para que o processo natural aconteça, melhorando os indicadores e a satisfação do casal”. Dr. Alberto Jorge Guimarães.

O Parto sem Medo, programa de assistência integrado à gestante, surgiu há oito anos, idealizado pelo Dr. Alberto Guimarães. Nesse programa de assistência humanizada hospitalar, a gestante/casal podem se preparar, indo além de seus medos. Com informações e vivências oferecidas por Doulas, Enfermeiras Obstetras/Obstetrizes, Psicóloga, Pediatra, Consultoras de Amamentação, a gestante recebe informação e apoio físico/emocional, fazendo seu mergulho possível na vivência de um parto o mais natural possível.

Essa metodologia que mostrou-se muito eficiente para a assistência, agora vem sendo disponibilizada a hospitais e suas equipes de plantonistas além de outros profissionais de saúde, visando incorporar as demandas atuais da assistência obstétrica.

Dr. Alberto Guimarães foi pioneiro na luta pela inserção das Doulas nos hospitais e compartilha com Enfermeiras Obstetras e Obstetrizes a condução dos partos.

Desde 2011, São Paulo busca oferecer oportunidades de um atendimento humanizado na rede pública da capital. Conhecido como Parto Seguro, o programa é fruto da parceria da Secretaria Municipal da Saúde e, Autarquia Hospitalar de Saúde com a Organização Social de Saúde do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Alberto Jorge Guimarães é gerente médico do Convênio Parto Seguro no CEJAM.

Atualmente o projeto Parto Adequado desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Health care Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. Tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família, tem podido contar com o Dr. Alberto Guimarães e outros parceiros para a realização de seus objetivos.

Com a experiência em instituições públicas e privadas, e o programa Parto Sem Medo, Dr. Alberto Guimarães vem trabalhando através de uma metodologia eficiente para sensibilização e mudança dos paradigmas nas maternidades públicas e privadas.

O Que você vai arender no curso

  • Consultoria para clínicas, hospitais e maternidades para mudança de condutas para índices de satisfação e resultados perinatais mais adequados à condutas e metas do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde.
  • Cursos e Workshops para atualizações científicas.

Próximas Datas

INSCREVA-se NO CURSO AQUI

Diferenciais do Curso

São 4 horas corrida de curso
São mais de 300 alunos participantes
Localização Privilegiada e de Fácil Acesso
Aula completa de amamentação inclusa.

Localização