fbpx

Existem alimentos capazes de estimular a produção de leite?

Publicado em 24 de julho de 2020 por

Não. Existe um mito muito antigo de que alimentos como canjica e cerveja preta auxiliam na produção do leite materno, mas isto não é verdade. Como sabemos, a gravidez é um período de muita alegria e amor, mas também gera incertezas e insegurança nas futuras mamães. É muito comum que algumas cheguem ao meu consultório com dúvidas sobre a produção de leite e para tentar ajudar vocês, separei algumas dicas e informações sobre o assunto.

Antes de mais nada, vocês precisam ter em mente que nem todas as mulheres conseguirão amamentar seus filhos e os motivos são dos mais variáveis. Algumas sentem muita dor e desconforto, outras não têm um grande volume de leite e existem casos em que o bebê não “pega” o peito. Você não deve se sentir frustrada ou menos mãe por não alimentar seu filho através do peito, ok?

A boa notícia é que uma boa ingestão diária de água auxilia na produção de leite. Além disso ter uma alimentação equilibrada, com frutas, vegetais e cereais ajuda na saúde da mamãe e também do bebê. Outra dica importante é aumentar a frequência e a duração das mamadas, a fim de estimular o reflexo do hormônio prolactina, que aumenta a produção de leite materno.

As mamães devem amamentar em um ambiente calmo, livre de estresse e em uma posição confortável, a fim de criar uma rotina com o filho. Busque por posições confortáveis para os dois, coloque uma música relaxante e observe o seu bebê enquanto ele mama, isto ajuda na liberação de hormônios na corrente sanguínea, sendo capaz de aumentar a produção de leite.

Não esqueça de conversar com seu médico sobre o assunto e tirar suas dúvidas. Cuide-se, procure ficar longe de preocupações e boa sorte com a amamentação. É importante que você alimente seu filho apenas com leite materno até os seis meses de vida, depois disso seu pequeno terá todo o sistema digestivo amadurecido e pronto para receber outros alimentos, diminuindo as mamadas e adquirindo o hábito de mastigar. Lembre-se que amamentar é um ato de amor. Boa sorte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *