fbpx

Gravidez sem palpites

Publicado em 30 de julho de 2019 por

Você ficou grávida. E uma rede de apoio, cheio de gente entusiasmada se formou ao seu redor. São seus familiares, amigos prestativos e o pessoal do trabalho que estão sempre prontos para te dar… palpites.

Seu corpo e seu bebê pertencem a você, embora a sua bem intencionada sogra ou sua melhor amiga, insiste que comida caseira, orgânica ou preparada por anjos é a única coisa que você deveria ingerir ou que você não deve ficar muito tempo com o seu filho no colo.

Reunimos aqui algumas dicas para que as futuras mamães possam lidar melhor com os intrometidos, sem perder a calma.

Nossa mas você está mesmo grávida? Sua barriga nem está aparecendo…
No início da gestação é muito comum as futuras mamães ouvirem esta frase, como se bastasse ficar grávida para que uma barriga imensa aparecesse. Para esses comentários, explique que a gestação demora 40 semanas e que é muito comum que a barriga comece a aparecer depois do que podemos chamar de quinto mês.

Nossa como a sua barriga está enorme! Tem certeza que não são gêmeos?
Frase extremamente deselegante que pode traduzida como “você engordou mais do que deveria”. Cada corpo reage de uma forma à gestação e algumas mulheres vão ganhar mais peso que outras. Apenas o seu médico ou o seu nutricionista pode dizer se o seu peso está acima do desejado. Sendo assim, você pode elegantemente responder: “Obrigado por avisar, nem tinha percebido! Vou no médico agora pedir outro ultrassom.”

Você vai comer isso? Desse jeito você não vai conseguir voltar ao peso de antes!
Sim, você sabe que uma alimentação balanceada é o melhor para você e para o seu bebê, mas permitir-se comer uma guloseima ou satisfazer um desejo de vez em quando é perfeitamente natural e saudável. Quando for assim, diga que você não quer voltar ao peso de antes e a conversa se encerrará imediatamente.

Coma mais, senão vai ficar desnutrida!
Aparentemente os palpiteiros nunca estão satisfeitos com a alimentação das gestantes. Desde os tempos imemoriais as gravidinhas ouvem que devem comer por dois, a partir do momento que descobrem que vão ter um filho.  E isso nada mais é do que uma lenda. A chave é a alimentação equilibrada.

Para estes momentos, muito chá de camomila.

Aproveite para dormir agora, porque depois…

Um dos conselhos mais inúteis que as futuras mamães podem receber. Primeiro, sono não é cumulativo. Segundo, essa frase clichê traz toda uma ansiedade para o momento do pós parto. Quando ouvir essa frase, acate imediatamente e finja dormir para não ter que lidar com esse tipo de chato.

Mas você vai ficar com o seu pet depois que o bebê nascer?
Animais de estimação não são descartáveis. Claro que alguns cuidados precisam ser tomados mas na maioria das vezes, bichos de estimação e recém-nascidos podem conviver na mesma casa. A esta pergunta, você pode responder que pretende manter seu pet mas algumas amizades não!

Só quer parto natural quem gosta de sentir dor!
Para esse comentário, evite discutir. Normalmente  essa pessoas não fazem por mal. Elas não tem ideia de como decidir e planejar um parto deve ser uma questão pessoal. Neste caso, você pode presentear a pessoa com um livro Parto sem Medo, para que ela se informe melhor sobre essas questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *