A gravidez além de ser um momento especial, traz muitas mudanças na rotina da futura mamãe, do casal e de toda a família. Entre as principais preocupações que as gestantes apresentam durante a consulta, existe uma que quase sempre aparece: Doutor, posso continuar com meu pet agora que estou grávida? A resposta é sempre a mesma: SIM!

Gestação e animais de estimação podem andar juntos, sem problema algum. Inclusive, os animais trazem benefícios para diversas fases da vida, e a gravidez é uma delas. Claro que é recomendado que alguns cuidados sejam tomados durante está fase, os bichinhos precisam estar vacinados, vermifugados e com as consultas em dia.

Dando o exemplo dos cachorros, durante o período gestacional, a relação entre o animal e a futura mamãe pode ficar ainda mais forte, pois eles percebem através do olfato a alteração hormonal, além de aliviar o estresse e a ansiedade. Costumava ser recomendado que as grávidas tivessem o mínimo de contato com os animais, hoje em dia, graças aos avanços da medicina, não é mais necessário que isto aconteça. Certos cuidados com o animal devem ser tomados, entre eles:

Converse com seu obstetra e saiba mais sobre o dia a dia com seu pet. Não abandone seu amiguinho, ele precisa muito de você, além de trazer alegria para o seu lar, ele será um excelente companheiro para o seu bebê. Cuide-se, siga as recomendações médicas e seja feliz com sua família. Estou torcendo por todos vocês!

Respostas de 4

  1. Ola estou gestante de 7 semanas não imunidade contra toxoplasmose e tenho 2 gatinhos, minha obstetra proibio o contato com eles mas não tenho como não ter contato o que posso fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *