Hypnobirthing, conheça a técnica que promete aliviar as dores no parto.

Publicado em 18 de junho de 2019 por

O hypnobirthing usa uma combinação de técnicas – todas trabalham juntas para eliminar o estresse, a fadiga e a ansiedade, levando a uma experiência de parto mais fácil, mais calma e, finalmente, mais “confortável”.

HypnoBirthing enfatiza o parto natural e ensina técnicas de auto-hipnose para combater o medo e a dor durante o trabalho de parto e sua premissa básica é remover o medo. A alegação é que isso reduzirá consideravelmente, ou até eliminará, a dor, já que se acredita que a dor é causada ou exacerbada pelo medo. Para isso, o hipnobirthing usa uma combinação de técnicas, incluindo métodos de respiração, pensamentos e linguagem positiva, relaxamento profundo e visualização.

Os praticantes afirmam que a técnica ajuda as mulheres a experimentarem contrações como “surtos” com os quais podem aprender a lidar ao invés de lutar contra. Quando a mulher está relaxada, sua respiração é uniforme e rítmica e ela recebe bastante oxigênio, o que estimula a produção de ocitocina e endorfinas, os chamados analgésicos naturais.

Além dos benefícios para a mãe, acredita-se que a ténica é boa para o bebê, que, com sua entrada tranqüila no mundo, é um bebê mais relaxado e seguro.  Outro aspecto significativo da técnica é a importância que se atribui ao papel do pai no processo do nascimento, aproximando os casais e aprofundando a relação com o recém nascido.

A ideia de que a dor é o resultado da ansiedade e pode ser eliminada por meio de técnicas de relaxamento apareceu pela primeira vez na década de 30 pela perspectiva do obstetra britânico Dr. Grantly Dick-Read, muitas vezes considerado o fundador do movimento para o parto natural. No entanto, as origens do termo específico hypnobirthing estão associadas a hipnoterapeuta americana Marie Mongan, que usou as técnicas durante os nascimentos de seus próprios quatro filhos nos anos 50 e 60. Princípios semelhantes também sustentam um conceito relacionado, posteriormente conhecido como nascimento livre (sem a ajuda de qualquer tipo de profissional médico).

Segundo Marie Mongan, com a ajuda da hipnose, uma mulher pode levar seu corpo a um estado de relaxamento profundo, no qual os músculos do corpo podem funcionar da maneira que devem durante o parto. As gestantes que usaram essa técnica relatam sentir-se relaxadas, calmas, conscientes e no controle. Tudo o que uma futura mamãe quer durante o parto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *