Mudanças Emocionais na Gestação

Publicado em 26 de setembro de 2019 por

A gravidez leva sua mente e seu corpo a passar por um fluxo contínuo de mudanças. Em um nível básico, seu corpo está produzindo quantidades incomuns de hormônios. Em certos momentos, isso pode fazer você se sentir exausta, esquecida ou mau humorada. Além disso, é normal se preocupar com a forma como seu corpo está mudando rapidamente, como gerenciar sintomas que antes você não sentia e como a sua vida está se tornando diferente a cada dia.

É comum passar por muitas das seguintes alterações na gravidez:

Primeiro trimestre: Fadiga extrema ou enjôo matinal podem colorir sua vida diária. O mau humor (como na síndrome pré-menstrual) é normal. Felicidade e ansiedade sobre a gravidez também são comuns.

Segundo trimestre: Fadiga, enjôo matinal e mau humor geralmente melhoram ou desaparecem. Você pode se sentir mais esquecida e desorganizada do que antes. Sentir o bebê se mover pode fazer você experimentar várias emoções.

Terceiro trimestre: O esquecimento pode continuar. À medida que a data do nascimento se aproxima, é comum sentir-se mais ansiosa com o parto e como o bebê mudará sua vida. Ao se sentir mais cansada e desconfortável, você pode ficar mais irritada do que antes.

Para algumas mulheres, problemas de ansiedade ou depressão podem melhorar durante a gravidez.

Se você estiver  com muita insônia, ansiedade, irritabilidade, mudança de apetite ou falta de concentração, converse com seu médico para avaliar a sua condição.

As mudanças físicas no corpo durante a gravidez recebem muita atenção. Fique atenta também às mudanças emocionais que fazem parte da gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *