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Os benefícios da Yoga para gestantes

Publicado em 28 de julho de 2019 por

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, o que cria estresse mental e fisicamente. Uma maneira de manter um melhor ritmo é a Yoga, que se concentra em poses que em como finalidade aumentar a força e a flexibilidade.

A prática de exercícios físicos durante a gestação, seguindo sempre as recomendações médicas, só traz benefícios para a mãe e para o bebê.

A Yoga, que é uma prática milenar, também ajuda as mulheres grávidas a desenvolver técnicas adequadas de respiração e relaxamento, para um trabalho de parto mais fácil e confortável.

 

 

 

 

 

 

 

Ela vai além da prática de exercícios – engloba um conjunto de conhecimentos surgidos na Índia, há mais de 5 mil anos, com o intuito de harmonizar corpo e mente, através de técnicas de respiração, posturas e meditação que relaxam, fortalecem e voltam a atenção do praticante para o próprio corpo, deixando-o mais disposto e vitalizado.

Estudos demonstram que praticar Yoga regularmente melhora a qualidade de adormecer e diminui o numero de vezes que os praticantes acordam durante a noite e a quantidade total de tempo que dormiram a noite. Para as futuras mamães que muitas vezes podem sofrer de insônia, as técnicas de respiração e relaxamento, ajudam bastante.

Estresse e ansiedade são estados mentais de desconforto, mas eles têm muitas implicações físicas, incluindo problemas com o sistema imunológico, digestão e sono. De acordo com um estudo, 70% das pessoas que sofrem de ansiedade e estresse também têm problemas para dormir, então combater esse estresse é essencial para ter uma boa noite de sono. Para as gestantes, especialmente as mais ansiosas, a Yoga é extremamente benéfica para um estado geral mais calmo.

A Yoga reduz as respostas naturais ao estresse do corpo, funcionando como outras práticas auto-relaxantes, como socializar com amigos ou meditação. Ao reduzir o estresse e a ansiedade percebidos, reduz a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a respiração.

As poses mantidas por vários ciclos de respiração servem para criar uma conexão profunda com o tecido muscular, encorajando-o a relaxar e alongar.

Como o Yoga se concentra tanto no alinhamento adequado e fortalece gradualmente os grupos musculares, promove uma melhor postura, o que, por sua vez, promove movimentos corporais mais sincronizados. A melhor postura ajuda a diminuir a dor lombar,  comum em gestantes, especialmente no final da gestação.

Além dos benefícios listados, estudos descobriram que existe uma relação entre a Yoga durante a gestação e a redução de complicações relacionadas à hipertensão, assim como a melhora do resultado fetal.

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