fbpx

Por que eu devo escolher pelo parto humanizado?

Publicado em 27 de novembro de 2019 por

Hoje em dia, muito é dito sobre a humanização do parto. Mas vocês sabem o que é o parto humanizado e quais os benefícios para a gestante e o bebê? Caso estejam a fim de tirar suas dúvidas, este é o lugar certo, pois é sobre isso que vou falar hoje no blog.

Antes de tudo, devemos ter em mente: O parto humanizado não é um tipo de parto, como o via vaginal ou a cesariana. Ele tem mais a ver com uma filosofia, onde a mãe é a protagonista e participa ativamente do que acontecerá no nascimento do filho, podendo escolher a posição no momento do parto, o local e também quais acompanhantes estarão presentes ou não. Nestas situações, a intervenção médica é mínima, mas sem deixar de priorizar à saúde do bebê e da mãe.

O parto humanizado surgiu através da percepção de que o instante do nascimento não estava sendo tão sublime e especial, quanto costumava ser. O que se via eram cirurgias em série, que acabavam muitas vezes com a mãe em um quarto e o bebê em outro. No parto humanizado, a gestação se distancia de uma patologia e se aproxima de um processo natural, onde não existe a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

A recomendação é que para o parto humanizado acontecer, mãe e filho devem estar saudáveis, pois a intenção é que o médico participe o mínimo possível. A mulher precisa passar por um pré-natal minucioso, para ter certeza de que não há necessidade de interferências. A participação de um acompanhante é importante, para garantir o sucesso do parto, pois isto auxilia a futura mamãe a se sentir mais confortável, relaxada e confiante.

A mulher precisa ter a noção de que o trabalho de parto pode ser doloroso, desconfortável e até demorado, isto é importante, pra que ela tenha certeza de suas escolhas. Pensar que o parto vaginal é mais benéfico que a cesariana ajuda nestes momentos. Entre outras vantagens, ele diminui significativamente a taxa de mortalidade.

O Ministério da Saúde recomenda o parto humanizado, a fim de reduzir intervenções desnecessárias, além de garantir que a criança nasça em um ambiente tranquilo, aconchegante e harmonioso. Caso seja da sua vontade o parto humanizado, converse com seu médico, siga suas recomendações e aproveite este momento único e especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *