Infelizmente é comum encontrarmos mulheres que sentem dor durante a mamada. Em casos mais graves o peito pode apresentar feridas, o que aumenta ainda mais o desconforto. Como todos sabemos, o leite materno é o único alimento que deve ser ministrado ao bebê até os seis meses de vida. A pega correta é uma excelente proteção contra o incomodo ao amamentar.
Ao contrário do que muitos pensam, o pequeno já nasce sabendo sugar, mas ainda não sabe mamar e a mãe precisa ter paciência para ensiná-lo. Observar se a boca do bebê está aberta e se os lábios estão para fora é o primeiro passo. O queixinho precisa encostar no peito, mas o nariz não, a fim de que o bebê não tenha a respiração prejudicada. Grande parte da aréola deve estar dentro da boca da criança, para isso, pince a aréola com o polegar e o indicador, diminuindo a região em que ele coloca a boca.
Quando você perceber que seu filho fez a pega de maneira incorreta, com o dedo mínimo encoste na boquinha dele e o tire do peito, colocando novamente, até que ele aprenda. Uma boa mamada evita que a mamãe tenha feridas em seus seios, além de saciar o bebê de forma correta, pois quando ele só suga o bico, consome pouco leite. Isto faz com que ele fique com fome e impaciente, a mãe por sua vez não esvazia a mama ou produz menos leite.
Mas o que fazer se o seio já estiver ferido?
Neste caso, evite longos períodos de sucção na mama machucada, deixe o bebê mamar por uns cinco minutos, ou dê uma pausa para o seio ferido, que deve ser ordenhado, a fim de evitar o empedramento. Tome essa postura até a cicatrização. Você pode oferecer o leite materno em uma colher ou copinho, mas evite a mamadeira, principalmente nesta fase inicial da vida, para não provocar o desmame.
Algumas mamães sentem alívio ao trocar de posição, pois a criança não pegará sempre no mesmo canto do peito. Apesar disso, você deve consultar seu médico, para que ele te receite uma pomada ou creme, para auxiliar na cicatrização. É muito importante que você não desista da amamentação, ela traz benefícios para os dois, pois apenas o leite materno contém todos os nutrientes para o bom desenvolvimento do seu filho, e você consegue se conectar ainda mais com o seu pequeno.
Cuidem-se, boa sorte!
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂