Coronavírus – Crianças em casa, e agora?

Publicado em 1 de abril de 2020 por

Infelizmente o mundo vem enfrentando uma pandemia, graças ao Coronavírus (COVID-19). Em todo o Brasil as escolas e creches estão fechadas e as crianças estão em casa ao lado da família, cumprindo a quarentena a fim de evitar a proliferação do vírus. Mas neste momento, além de todos os cuidados, surge na cabeça dos pais a seguinte pergunta: O que fazer para distrair meu filho neste período? Não se preocupe, nós do Parto Sem Medo trouxemos algumas opções para divertir, ensinar e entreter seu pequeno durante essa fase complicada. Acompanhe:

Nossa primeira dica é ensinar sobre a higienização das mãos. Façam isso de forma divertida, ensaiem uma musiquinha para facilitar a memorização, abuse das cores e da interpretação. No dia a dia, é essencial apostar em diversas formas de entretenimento. É importante ressaltar que nem só de joguinhos eletrônicos viverá a criança, por isso, desenhar, pintar e apostar em quebra-cabeça, baralho, jogo da memória, enfim, a lista é bem extensa.

Se a escola do seu filho disponibilizou atividades para o período da quarentena, aproveite o tempo livro e se sente com ele para ensinar. Caso a instituição não tenha liberado tais exercícios, seja você o professor, passe tarefas que auxiliem no desenvolvimento do seu pequeno, além de reforçar os ensinamentos.

Explique para a criança, os motivos pelos quais ela não pode ir à rua, nem a escola. Seja sensível e gentil nas palavras, para não assustar o pequeno, e reforce o discurso de que tudo ficará bem, e que o mundo está apenas passando por uma fase difícil. Não há necessidade de que seu filho assista aos telejornais, apenas os canais próprios para sua faixa etária e por tempo determinado. A quarentena não tem a ver com férias e isso deve ficar claro, existem regras que seu filho deve seguir, e isto inclui a hora de acordar, de fazer as tarefas, de brincar, assistir TV e ir dormir.

No mais, cuidem-se. Fiquem todos em casa, se alimentem bem, e mantenham o pensamento positivo. Apesar de ser uma fase delicada, devemos fazer a nossa parte, a fim de achatar a curva da COVID-19. Nós vamos passar por isso e em breve retornaremos a nossa rotina normal, basta ter paciência e responsabilidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *