Estamos todos em casa respeitando as recomendações, a fim de achatar a curva do Coronavírus (COVID-19) não é mesmo? Desde que a pandemia se alastrou pelo mundo e os grupos de risco foram estabelecidos, muitas pacientes me perguntam sobre os cuidados que as grávidas devem tomar e o que pode ser feito em casa durante este período, então vamos lá:

Se você não se encaixa no grupo de risco, as recomendações são basicamente as mesmas que para as outras pessoas. Boa higiene das mãos, quarentena, boa alimentação, informação e responsabilidade. O momento é sim delicado, mas precisamos ter a consciência de que sairemos dessa se dermos a devida importância ao assunto. Como eu sempre digo, a gravidez não é uma doença, nunca foi e nem nunca será.

O que você, futura mamãe, deve fazer (e toda a sua família também) é apostar na vitamina D, ingerir vitamina C, não sair de casa caso não seja realmente necessário, e fazer atividades que te dão prazer de alguma forma. Além disso, se dediquem a arrumar e higienizar o futuro quarto do bebê, lembre-se que ele está em um ambiente protegido e ao nascer deve continuar se sentindo assim.

Caso você já tenha passado pelo parto e esteja em casa com seu filho, evite receber visitas, vacine o pequeno, mantenha o ambiente bem ventilado e use luvas e máscara. Todo o cuidado é essencial, essa responsabilidade é de todos nós. Cuidem-se, vamos transformar o mundo em um lugar melhor. Vai ficar tudo bem!

Uma resposta

  1. Gostaria de saber, sobre os direitos da gestante. Tendo em vista que posso ter um acompanhante na hora do parto, por direito. Agora com essa quarentena, isso muda e o hospital por me obrigar a ter meu filho “sozinha”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *