fbpx

É possível identificar o que o bebê quer através do choro?

Publicado em 20 de agosto de 2020 por

Olá, mamães. Muitas pessoas chegam ao meu consultório com dúvidas sobre o choro do bebê. Isto acontece porque as crianças ainda são muitos pequenas, não sabem falar e dependem da interpretação dos pais ou responsáveis para conseguir o que querem. Infelizmente não é possível informar ao certo o que cada choro quer dizer, mas com o passar do tempo, você vai perceber os traços da personalidade do seu filho e conseguir interpretar o que ele quer.

Apesar disso, existem algumas dicas capazes de auxiliar os pais nessa fase tão importante. Vamos supor que seu filho ainda não mamou e começou a chorar, isto pode ser sinal de que ele está com fome e precisa ser alimentado. Seguindo nessa linha de raciocínio, ele já mamou e está chorando de novo, pode ser que sua fralda esteja suja. Nós conseguimos chegar a essa percepção por conta da cronologia, isto porque se já ele mamou e fez suas necessidades fisiológicas, precisa trocar de fralda, correto? Ainda neste exemplo, temos o choro do sono, a famosa manha. Ele costuma acontecer depois das mamadas, ou depois que a criança brincou bastante, ficou cansada e quer dormir. Geralmente, ele vem acompanhado de uma coçadinha no olho e um bocejo.

O choro de dor merece atenção redobrada dos pais, por este motivo, vocês precisam estar atentos ao que a criança come, se ela fez suas necessidades, se teve febre. Cada detalhe é importante, pois caso seja necessário ir ao médico, vocês precisarão responder essas perguntas com exatidão, a fim de não prejudicar o diagnóstico do pequeno. Essa fase em que a criança ainda não se comunica requer bastante paciência, mas também pode ser considerada um período de aprendizado, pois os dois lados estarão aprendendo um pouco mais sobre a rotina de cada um.

No mais, não se preocupem, o dia a dia fará com que vocês se conheçam cada dia mais e entrem em uma boa evolução. Mesmo que você tenha alguma dificuldade ou dúvida no começo, se lembre que isso é absolutamente normal e com o passar do tempo, tudo irá se ajeitar. Não se esqueça de que você é uma mãe maravilhosa e está dando o seu melhor. Boa sorte para você e sua família nessa nova fase. Se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *