Meu filho começou a engatinhar, quais cuidados devo tomar?

Publicado em 10 de fevereiro de 2020 por

 

Seu bebê já está grandinho e começou a engatinhar. Além da alegria que contagia toda a família, ele já começa a demonstrar sinais de independência, mas não é só isso. Engatinhar ajuda a fortalecer os músculos da criança para que ela seja capaz de andar depois, e os movimentos exigem que seu filho aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, percebendo que pode balançar de um lado para o outro.

Uma das principais dúvidas dos pais, principalmente os de primeira viagem, é sobre quando os filhos vão começar a engatinhar. Para todos eles eu dou a mesma resposta: Depende! A maioria dos bebês aprende a engatinhar entre os 6 e os 10 meses, mas existem crianças que nem engatinham, preferem rolar, se arrastar pela casa com a barriguinha no chão, ou sentados. Existem casos em que o pequeno pula essas fases e fica de pé com apoio e começa a andar. Tudo vai depender do seu filho.

A criança que já consegue ficar sentada sem apoio, é forte candidata a começar a engatinhar. É nessa fase que o bebê sustenta a cabeça para olhar o ambiente e os braços, pernas e músculos das costas já são fortes para impedir que ele caia quando ficar de quatro.

Por volta dos 9 meses de vida, a criança percebe que consegue mexer os joelhos, conseguindo impulso para sair do lugar. Até completar o primeiro ano de vida, o bebê tende a ser um excelente engatinhador. O próximo passo é se sustentar sobre os pés, para começar a andar de apoio em apoio, nesta fase o andador é essencial, para auxiliar no desenvolvimento do pequeno.

É importante que nessas fases de descoberta, os pais incentivem e comemorem as novas vitórias dos pequenos. Quando eles começam a engatinhar, é importante colocar brinquedos ou se projetar a frente da criança, para que ela engatinhe até chegar ao objetivo. Ambientes com almofadas, bonecos e coisas coloridas pelo caminho aguçam o interesse do seu filho, além de ajudá-lo a ser mais confiante, reforçar sua agilidade e velocidade.

Em termos de segurança é importante verificar se todas as tomadas estão protegidas, se as quinas estão revestidas com tecido acolchoado. É importante dar atenção ao piso da sua casa, se ele for antiderrapante aconselho a compra de um tatame em EVA, por sem macio, sem apresentar riscos de machucar a criança. No mais, não há com o que se preocupar, aproveite a nova fase e curta o desenvolvimento feliz e saudável do seu filho. Estou torcendo por vocês!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *