Meu filho começou na escolinha, e agora?

Publicado em 20 de março de 2020 por

As aulas começaram e o seu bebê está passando pela experiência de ter uma rotina de aprendizado fora do ciclo familiar. É extremamente normal que o primeiro dia de aula seja motivo de preocupação, inquietação e ansiedade dos pais, que querem saber quanto tempo demora para que seus filhos se adaptem ao novo ambiente, façam amigos e se sintam à vontade.

Para que tudo isso aconteça, é importante escolher de forma responsável a escolinha da criança. Já dei dicas aqui no blog, para a escolha da creche e as informações passadas também podem ser levadas em conta agora. Assim sendo, se você ainda não leu este material, dê uma olhada no conteúdo, ele pode te ajudar bastante.

Para a criança, a ida para a escola representa uma mistura de medo e curiosidade. É importante ressaltar que este sentimento é comum até nos pequenos que estão acostumados a conviver com outras crianças em clubes, parquinhos, ou aquelas que vindas de uma escola de Educação Infantil, estão indo para o primeiro ano do Fundamental.

É importante lembrar aos responsáveis que eles devem sim levar os pequenos a escola, pelo menos nos primeiros dias, para encorajar a criança e mostrar que no final do dia ele voltará para a casa, pois a escola não é sinônimo de abandono, mas sim de aprendizado e interação com outras crianças. Trabalhar isto na cabeça da pequena é essencial, pois elas ainda não possuem a noção de tempo que nós adultos temos. Dessa forma, elas acreditam que estão ali há mais tempo do que de fato estão podendo ficar chateadas e estressadas.

O ideal é ir conversando com seu filho, passando um tempo na escola e diminuindo este período, de acordo com os avanços da criança. Por exemplo, comece ficando 30 minutos hoje, amanhã 25, depois 20 e por aí vai, para que sua falta não seja tão sentida e para que ele se acostume no novo ambiente. Estou torcendo por vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *