O aumento do apetite durante a gravidez

Publicado em 5 de novembro de 2019 por

Você se sente com o apetite aumentado durante a gravidez? Saiba que esse é um sintoma comum, especialmente no segundo trimestre quando normalmente os enjôos matinais diminuem, os desejos aumentam e você precisa de mais calorias para alimentar o bebê que cresce.

Algumas mulheres notam que seu apetite aumenta assim que se inicia o primeiro trimestre da gravidez. No entanto, a maioria sente uma fome insaciável durante o segundo trimestre.

Por que sinto fome o tempo todo durante a gravidez?
Seu apetite aumentado durante a gravidez é devido ao seu bebê em crescimento exigir mais nutrição – e ela está enviando a mensagem para você em voz alta e clara.

Quando se trata de satisfazer seu apetite aumentado durante a gravidez, ouça seu corpo, mas fique atenta ao tamanho das porções. Lembre-se de que enquanto você come por dois, um de vocês é bem menor, de modo que o princípio “um para mim, outro para o bebê” não se encaixa. Aqui estão algumas dicas para controlar a fome:

Mantenha-se hidratada – É fácil confundir desidratação com fome – e como seu corpo está tão ocupado criando um bebê, você precisará de mais líquidos do que nunca. Beba bastante líquido, especialmente em dias mais quentes.  Evite os refrigerantes, que podem adicionar calorias e açúcar em excesso (aumentando o apetite) sem nenhum benefício nutricional.

Mantenha suas calorias sob controle. A maioria das mães não precisa de mais calorias durante o primeiro trimestre. No segundo trimestre, a maioria das gestantes só precisa de cerca de 350 calorias a mais por dia do que ingeria em suas dietas pré-gravidez; isso aumenta para cerca de 500 no terceiro trimestre. Se você está carregando gêmeos, pode comer até 300 calorias por dia para cada bebê.

Faça uma dieta saudável. Certifique-se de que suas refeições e lanches sejam nutritivos, e não apenas gostosos. Misture um carboidrato rico em fibras (como grãos integrais ou frutas) com proteínas e gorduras saudáveis ​​(como nozes ou laticínios). Escolha alimentos frescos e integrais, ao invés dos refinados e processados. E coma refeições que exijam mais esforço para comer, pois toda essa mastigação ajuda você a se sentir mais satisfeita com menos mordidas. Uma salada grande, por exemplo, oferece muitos nutrientes e fibras e requer mais mastigação do que um prato de macarrão por exemplo.

Mantenha a sua casa abastecida. Tenha sempre opções saudáveis ​​à mão. É melhor comer um melão inteiro, cheio de vitamina A e C do que um pacote de bolacha.

Coma pequenas refeições, com mais frequência.  Ao invés de três refeições por dia, opte por cinco ou seis mini-refeições que são feitas a cada três horas. Se você comer demais em qualquer uma das sessões, além de sentir-se pesada, pode levar a mais inchaço, gases, azia e distúrbios gastrointestinais em geral do que você já está sentindo. Quando você come um pouco a cada poucas horas, nunca chega a um ponto em que está morrendo de fome e evita os exageros.

Acompanhe o seu ganho de peso na gravidez. Se você não ganhou muito peso no primeiro trimestre (ou até perdeu algum devido a náusea), os acessos de fome na gravidez podem ser a maneira de o seu corpo recuperar o atraso. Mas se você está ganhando muito peso rapidamente, converse com seu médico sobre como mudar sua dieta para manter seu ganho de peso sob controle.

 

 

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