O que faz uma doula?

Publicado em 17 de dezembro de 2020 por

A doula é a profissional de assistência ao parto que garante suporte informacional, físico e emocional durante toda a gestação, o parto e o pós-parto. Com um olhar individualizado e escuta ativa pela busca da compreensão das necessidades familiares e escolhas da mulher, garantirá que o protagonismo permaneça com quem deve estar, ou seja, com quem está de fato parindo.

Durante o trabalho de parto, a doula é responsável por garantir um ambiente calmo e aconchegante, assim como ajudar a gestante com massagens, posições, exercícios, o uso da água como terapia, palavras de conforto e confiança, ações que auxiliarão na diminuição da dor durante esse processo.

Importante salientar que a doula é uma profissional que agrega a equipe multidisciplinar, não excluindo nenhum profissional durante o parto, como médicos, enfermeiras obstetras, obstetrizes,  entre outros, uma vez que a doula não tem condutas médicas e sim assistencial de vinculo, fortalecimento e acolhimento para que a mulher tenha a melhor experiência de parto possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *