A ocitocina é um hormônio armazenado na hipófise anterior e também conhecido como o hormônio do amor por estar relacionado e ser liberado em situações de prazer. No trabalho de parto e parto ela é a responsável pelas contrações uterinas para o nascimento do bebê.
Esse hormônio também é responsável pelos vínculos sociais e empatia, sendo muito importante para esse cuidado, vínculo inicial e imediato pós parto.
Para o estímulo e liberação da ocitocina é necessário que a mulher esteja em um ambiente seguro e tranquilo e assim se sinta amparada.
Orientamos que a mulher faça coisas que lhe dê prazer, que lhe remeta a pensamentos bons, que permaneça o maior tempo em seu ambiente, com seu parceiro/família e assim naturalmente, e no momento que o bebê estiver pronto, a ocitocina vai ser liberada e tudo vai acontecer.
Quanto a equipe, é preciso que esta seja capaz de “assistir” apenas. Garantindo um ambiente calmo, respeitoso e de confiança, apoiando e estimulando quando necessário, diminuindo as interferências e ações desnecessárias.