Ocitocina: O hormônio do amor

Publicado em 10 de dezembro de 2020 por

A ocitocina é um hormônio armazenado na hipófise anterior e também conhecido como o hormônio do amor por estar relacionado e ser liberado em situações de prazer. No trabalho de parto e parto ela é a responsável pelas contrações uterinas para o nascimento do bebê.

Esse hormônio também é responsável pelos vínculos sociais e empatia, sendo muito importante para esse cuidado, vínculo inicial e imediato pós parto.

Para o estímulo e liberação da ocitocina é necessário que a mulher esteja em um ambiente seguro e tranquilo e assim se sinta amparada.

Orientamos que a mulher faça coisas que lhe dê prazer, que lhe remeta a pensamentos bons, que permaneça o maior tempo em seu ambiente, com seu parceiro/família e assim naturalmente, e no momento que o bebê estiver pronto, a ocitocina vai ser liberada e tudo vai acontecer.

Quanto a equipe, é preciso que esta seja capaz de “assistir” apenas. Garantindo um ambiente calmo, respeitoso e de confiança, apoiando e estimulando quando necessário, diminuindo as interferências e ações desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *